quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Santa Sé dá indicações sobre o Ano da Fé



Nesta quinta-feira, 5, a Santa Sé divulgou um comunicado que antecipa o conteúdo da nota que dará indicações sobre o Ano da Fé. Instituído pelo papa Bento XVI por meio da Carta Apostólica Porta Fidei, o Ano da Fé terá inicio no dia 11 de outubro desse ano e terminará no dia 24 de novembro de 2013.

O comunicado lembra ainda que o Ano da Fé coincide com o 50º aniversário do Concilio Vaticano II, que a partir da luz de Cristo quis aprofundar a íntima natureza da Igreja e o seu relacionamento com o mundo contemporâneo. Depois do Concílio, a Igreja se empenhou na recepção e aplicação do seu rico ensinamento, em continuidade com toda a tradição, sob a orientação segura do Magistério.

“Para facilitar a execução adequada do Concílio, os Sumos Pontífices convocaram várias vezes o Sínodo dos Bispos propondo à Igreja orientações claras por meio de diversas Exortações apostólicas pós-sinodais. A próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, no próximo mês de outubro, terá como tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”, esclareceu o comunicado da Santa Sé.

Em sua introdução, a nota confirma que “o Ano da fé quer contribuir para uma conversão renovada ao Senhor Jesus e à redescoberta da fé, a fim que todos os membros da Igreja sejam testemunhas credíveis e alegres do Senhor ressuscitado, capazes de indicar a tantas pessoas que buscam a porta da fé”.

O texto enfatizou também que durante o Ano da Fé o papa deseja colocar em foco o encontro com Jesus e a beleza da fé Nele.
“Com a promulgação de tal Ano, o Santo Padre tem a intenção de colocar ao centro das atenções eclesiais aquilo que, desde o início de seu Pontificado, lhe está mais ao coração: o encontro com Jesus Cristo e a beleza da fé Nele. Por outro lado, a Igreja está bem ciente dos problemas que hoje a fé deve enfrentar e sente quanto é atual a pergunta que Jesus mesmo fez: ‘Quando, porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?’ (Lc 18, 8), destacou o comunicado.

A nota com as indicações para o Ano da Fé será divulgada no próximo sábado, 7, e será composta por uma introdução e algumas indicações pastorais.

As indicações pastorais da nota terão a intenção de favorecer “seja o encontro com Cristo por meio de autênticos testemunhos de fé, seja o conhecimento sempre maior dos seus conteúdos”. O comunicado desta quinta-feira ressaltou que estas indicações pastorais, por sua vez, não pretendem excluir outras propostas que o “Espírito Santo quiser suscitar” entre os membros do clero e os fiéis nas várias partes do mundo.

Secretaria especial e site para o Ano da Fé

“Junto ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização será instituída uma especial Secretaria para o Ano da Fé para coordenar as diversas iniciativas propostas pelos vários Dicastérios da Santa Sé ou qualquer evento de relevância para a Igreja”. O comunicado esclareceu ainda que esta secretaria “poderá também sugerir propostas para o Ano da Fé” e disporá de “um site especial a fim de oferecer cada informação útil” sob esse aspecto.

Por fim, a Santa Sé salientou também que as indicações oferecidas na nota têm o objetivo de convidar cada membro da Igreja a empenhar-se no Ano da Fé para redescobrir e “dividir aquilo que o cristão tem de mais precioso: Cristo Jesus, Redentor do homem, Rei do Universo, ‘autor e consumador da fé’ (Heb. 12: 2)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário