O fato de que a Santíssima Virgem
leve o nome da Maria é o motivo desta festividade, instituída com o propósito
de que os fiéis encomendem a Deus, através da intercessão da Santa Mãe, as
necessidades da igreja, agradeçam por seu onipotente amparo e seus inumeráveis
benefícios, em especial os que recebem pelas graças e a mediação da Virgem
Maria. Pela primeira vez, autorizou-se a celebração desta festa em 1513, na
cidade espanhola de Cuenca; daí se estendeu por toda a Espanha e em 1683, o Papa
Inocêncio XI a admitiu na igreja do ocidente como uma ação de graças pelo
suspensão do sítio a Viena e a derrota dos turcos pelas forças do João
Sobieski, rei da Polônia.
Foi imposto este nome à Senhora
não casualmente ou por arbítrio humano, senão (como dizem os Santos) por
disposição divina e instinto do Espírito Santo; e por ventura foi anunciado à
S. Ana por algum Anjo, como foi o do Precursor a seu pai Zacarias. Considera,
pois, neste nome, as suas significações.
Quanto às significações,
tocaremos só em três das mais principais. A primeira é que Maria, na língua
Síria (que era a mais usada naquele tempo em Palestina), quer dizer Senhora. O
que bem quadra este nome à Virgem, pois é Senhora absoluta, soberana e pacífica
de todas as criaturas no Céu, na terra e debaixo da terra! Os mais sublimes
Serafins, aquelas essências mais puras, que servem de lugares à presença de
Deus, iluminam, reconhecem, e adoram a esta Princesa; as nações, os reinos e os
impérios dependem do seu aceno e favor, tremem da sua ausência e desvio.
Outra significação do nome MARIA
na língua hebraica é Estrela do mar; e com este apelido a invoca a Igreja: Ave
Maris Stella. Também lhe vem mui próprio, por estrela, e estrela do mar. Por
estrela primeiramente: porque a estrela, sem diminuição sua, nos produz o raio
luminoso e a Virgem, permanecendo Virgem, nos gerou Cristo, que é luz do mundo.
Além disso, porque as estrelas presidem às trevas da noite; e a Virgem é
refúgio de pecadores, em que ainda não reina o Sol da graça.
A terceira significação, e de
todas a mais própria e digna, é, conforme diz S. Ambrósio, MARIA, isto é, Deus
da minha geração. Ó imensa glória! Ó altíssima dignidade! Ó ventura imponderável!
Senhora, Deus de vossa geração! O que tudo criou ser de ti gerado! O que gerou
o Eterno Pai ab æterno, antes de todos os séculos, nos geraste por obra do
Espírito Santo, no meio dos séculos! Maravilhosa definição encerram cinco só
letras do nome MARIA; idest Deus ex genere meo.
Pe. Manuel Bernardes
(Fonte: Evangelho Quotidiano)
Santíssimo Nome de
Maria: significados segundo Santo Alberto, o Grande
Acredita-se que a festa do Santíssimo Nome de Maria foi
instituída pelo Bem-aventurado Papa Inocêncio XI em lembrança da insigne
vitória contra os turcos em Viena, no século XVII. Foi a famosa vitória de João
Sobieski, rei da Polônia , obtida com ajudas milagrosas.
Dom Guéranger no L’Anné Liturgique cita Santo Alberto Magno,
professor de São Tomás de Aquino, sobre os vários sentidos do nome de Maria.
O nome de Maria, ensina Santo Alberto, o Grande, tem quatro
sentidos. Ele significa Iluminação, Estrela do Mar, Mar Amargo, Senhora. A
variedade de sentidos distintos no nome de Maria está ligada à peculiaridade da
língua hebraica em que uma mesma palavra pode ter dois sentidos, ora afins, ora
bastante diversos.
Enquanto iluminadora, Ela é a Virgem Imaculada. A sombra do
pecado jamais maculou o Santíssimo Nome de Maria. A mulher revestida de Sol,
aquela cuja gloriosa vida iluminou toda a Igreja, aquela enfim, que deu ao
mundo a verdadeira luz, a luz da vida.
Nossa Senhora é a verdadeira luz. A luz ilumina por natureza,
é enquanto tal que Nossa Senhora recebeu o nome de Maria.
A vida dEla iluminou toda a Igreja Católica e, enfim, Ela deu
ao mundo a única luz verdadeira que é Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ela é a Virgem Imaculada, sem mancha, é uma alma luminosa,
sem nenhuma forma de pecado.
Ela é a mulher revestida de Sol que São João viu como diz no
Apocalipse, e cujos vestidos brilhavam como o Sol.
Ainda se pode dizer que Nossa Senhora para nós é uma luz no
sentido especial da palavra, que é a esperança, nossa alegria, a solução para
todos os casos. Portanto, uma luz que brilha nas trevas.
Enquanto Estrela do Mar, a liturgia saúda Nossa Senhora num
hino tão poético que é o “Ave Maris Stella”. A Estrela do Mar é a Estrela
Polar, a mais brilhante, mais alta das estrelas.
Ela saúda-A com este belo nome na antífona do Advento no
tempo do Natal: “Alma Redemptoris Mater”, ó doce Mãe do Redentor.
“Senhora” no sentido hebraico não se aplica a uma mulher
comum, mas àquela que tem certa distinção, relevo, respeitabilidade especial,
no sentido antigo da dona que era proprietária de escravos.
Isto lembra a perfeita devoção a Nossa Senhora ensinada por
São Luís Grignion de Montfort: a da consagração à Mãe de Deus por meio de uma
sagrada escravidão, em virtude da qual nós nos tornamos escravos de amor dEla.
Pronunciando o nome de Maria, Nosso Senhor e a Igreja saúdam
Nossa Senhora como aquela que nos possui, e ao mesmo tempo é nossa Mãe.
Como aquela que nos ama particularmente porque somos escravos
d’Ela por amor, e porque sendo escravos nos tornamos arqui-filhos dEla.
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