segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mês Vocacional 2011 reflete o "Anúncio da Palavra de Deus que gera vida"

Com o tema “Anunciar a Palavra que gera a vida” e o lema “Eu vim para que todos tenham vida”, a Igreja no Brasil celebra neste em agosto, o mês vocacional 2011. Durante o período a Igreja intensifica o trabalho vocacional nas Igrejas particulares, Congregações Religiosas, Institutos Seculares e Novas Comunidades.
Realizado desde 1983, o mês vocacional tem 28 anos em sintonia com a caminhada da Igreja no Brasil. De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, padre Deusmar Jesus da Silva, “a Pastoral Vocacional tem procurado estimular o serviço às vocações, realizando Congressos Vocacionais em âmbito nacional”.
A prova disso é que de 1999 até o ano passado, já foram realizados três Congressos Vocacionais. O primeiro refletiu o tema “Vocações e Ministérios para o Novo Milênio”. Em 2003, o 2º Congresso foi realizado tendo como tema “Igreja, povo de Deus a serviço da vida”. E o terceiro, “Discípulos Missionários a serviço das vocações”, no ano passado.Também foram realizados dois anos vocacionais. Em 1983 com o tema “Vem e segue-me” e o 2º com o tema “Batismo, fonte de todas as vocações”.
“Neste ano, com as conclusões do 3º Congresso Vocacional do Brasil e, às luzes do 2º Congresso Latino Americano de Vocações, celebrado em Cartago, Costa Rica, queremos dar novos passos, assumindo nossa responsabilidade como discípulos missionários a serviço das vocações, celebrando o mês vocacional 2011”, comentou padre Deusmar.
Ainda segundo o assessor, com o mês vocacional, todos, ministros ordenados, consagrados e leigos são convocados a anunciar a Palavra de Deus que gera vida. “O mês Vocacional é este tempo forte para que a Pastoral Vocacional, presente nas várias dioceses de nosso país, ajude as pessoas no discernimento vocacional para que encontrem o caminho de sua realização pessoal e a melhor forma de servir ao próximo através dos vários caminhos de santificação na vida cristã”, concluiu o assessor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITURA ORANTE: A perda é salvação

Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os que, nesta rede da...