sábado, 9 de dezembro de 2017

Leitura Orante: A presença do Reino

Jesus viu as multidões, compadeceu-se delas

Preparo-me para a Leitura Orante,
rezando com todos os que,
nesta rede da internet,
se reúnem em torno da Palavra:

Oração para antes de ler a Bíblia

+ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Jesus Mestre, que dissestes:
“Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles”,
ficai conosco, aqui reunidos para melhor
meditar e comungar com vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e de apostolado.


1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto Mt 9,35-10,1.6-8:
Naquele tempo:Jesus percorria todas as cidades e povoados,ensinando em suas sinagogas,pregando o Evangelho do Reino,e curando todo tipo de doença e enfermidade.Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas,porque estavam cansadas e abatidas,como ovelhas que não têm pastor.Então disse a seus discípulos:'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.Pedi pois ao dono da messeque envie trabalhadores para a sua colheita!'E, chamando os seus doze discípulosdeu-lhes poder para expulsarem os espíritos mause para curarem todo tipo de doença e enfermidade.Enviou-os com as seguintes recomendações:Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!Em vosso caminho, anunciai:'O Reino dos Céus está próximo'.Curai os doentes, ressuscitai os mortos,purificai os leprosos, expulsai os demônios.De graça recebestes, de graça deveis dar!Palavra da Salvação.

Refletindo
O que esse texto fala ao meu coração? Ler novamente, com calma, e estar aberto à ação do Espírito Santo. Como esse texto pode ser traduzido na minha vida? Elencar frases ou palavras chaves para ir recitando durante o dia.


2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? Medito em silêncio na presença de Deus.

A presença de Jesus na história humana reacendeu a esperança no coração do povo, esmagado pela doença e relegado à própria sorte por ter sido abandonado pelos líderes da nação. O anúncio da chegada do Reino representou uma mudança significativa na vida desta gente. A cura das doenças revelava a abundância de vida compartilhada por Deus com a humanidade sofredora.
O envio dos discípulos em missão teria como finalidade tirar o povo da situação de abandono, pois, doravante, este encontraria naqueles seus aliados.
O próprio Jesus foi um ferrenho aliado do povo, com o qual se fazia solidário. A missão dos discípulos consistiria em ampliar o raio desta solidariedade, estendendo-a a todos os pobres do mundo. Como Jesus, eles deveriam proclamar a chegada do Reino e até revelar sua presença com a expulsão dos espíritos impuros e a cura das doenças e enfermidades. E tudo isto, mediante um serviço caracterizado pela gratuidade. Ou seja, a presença dos discípulos, junto ao povo sofredor, deveria tão-somente levá-lo a desfrutar dos bens do Reino de Deus. Nada mais!
Portanto, os discípulos foram chamados a ser sinais da presença do Reino de Deus, a exemplo de Jesus. Onde quer que estivessem, o Reino se faria presente por meio deles.

Pe. Jaldemir Vitório, sj


3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com a Oração do Dia:
Ó Deus, que enviastes a este mundo o vosso unigênito para libertar da antiga escravidão o gênero humano, concedei aos que esperam vossa misericórdia chegar à verdadeira liberdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Como o Senhor me convida a agir aplicando concretamente em minha vida esta leitura que acabei de meditar?

Em toda a sua vida, Jesus nunca agiu de modo frio, calculista ou por obrigação, agiu sim por puro amor, com compaixão e misericórdia. Assim o cristão deve ser: o coração deve ser sempre o guia do nosso modo de ser e de agir. Paro, silencio e escuto o que me diz o meu coração? O que eu preciso fazer para que o meu coração se assemelhe ao Coração de Jesus? Jesus anuncia que o Reino está aberto para todos: Ele se faz sempre solidário para com as misérias e os sofrimentos do povo. Se eu permito, Jesus tem o poder para curar o que está doente em mim. Mas preciso permitir, pois Deus se faz sempre impotente diante da minha liberdade. Jesus deu início ao Reino dos Céus quando se fez homem e passou a vida fazendo o bem. Ele chamou-me para segui-Lo e fazer o mesmo. A fé que recebi é um dom imenso dado pelo Senhor e eu não posso guardá-lo apenas para mim, mas sou chamado a transmiti-lo para todos. Que atitudes posso ter no dia de hoje para fazer acontecer, já aqui neste mundo, o Reino dos Céus? Há muito trabalho para fazer acontecer o Reino, por isso Jesus chama os discípulos para a missão, mas pede também para que supliquem ao dono da messe que envie trabalhadores para a colheita. Vivo com amor e gratuidade a vocação para a qual o Senhor me chamou? Estou atendendo ao pedido de Jesus, suplicando para que o Senhor envie vocações?

Elencar atitudes que eu possa realizar no dia de hoje e que me ajudem a colocar em prática a reflexão que realizei.

E rezo:

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.
São Paulo Apóstolo, rogai por nós.
De todo pecado, livrai-nos Senhor.

Bênção Final:

Maria, minha querida e terna Mãe,
colocai vossa mão sobre minha cabeça.
Guardai minha mente, coração e sentidos
para que eu não cometa o pecado.
Santificai meus pensamentos, sentimentos, palavras e ações,
para que eu possa agradar a vós
e ao vosso Jesus e meu Deus.
E assim, possa partilhar
da vossa felicidade no céu.
Jesus e Maria, dai-me vossa bênção:
+ em nome do Pai, do Filho
e do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITURA ORANTE: A perda é salvação

Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os que, nesta rede da...