terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Leitura Orante: Dois exemplos de piedade

O nascimento de João Batista é anunciado pelo anjo Gabriel.

Preparo-me para a Leitura Orante,
rezando com todos os que,
nesta rede da internet,
se reúnem em torno da Palavra:

Oração para antes de ler a Bíblia

+ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Jesus Mestre, que dissestes:
“Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles”,
ficai conosco, aqui reunidos para melhor
meditar e comungar com vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e de apostolado.


1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto Lc 1,5-25:

Nos dias de Herodes, rei da Judéia,
vivia um sacerdote chamado Zacarias,
do grupo de Abia.
Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel.
Ambos era justos diante de Deus
e obedeciam fielmente
a todos os mandamentos e ordens do Senhor.
Nóo tinham filhos, porque Isabel era estéril,
e os dois já eram de idade avançada.
Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo
as funções sacerdotais no Templo,
pois era a vez do seu grupo.
Conforme o costume dos sacerdotes,
ele foi sorteado para entrar no Santuário,
e fazer a oferta do incenso.
Toda a assembléia do povo
estava do lado de fora rezando,
enquanto o incenso estava sendo oferecido.
Então apareceu-lhe o anjo do Senhor,
de pé, à direita do altar do incenso.
Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado
e o temor apoderou-se dele.
Mas o anjo disse:
'Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica.
Tua esposa, Isabel, vai ter um filho,
e tu lhe darás o nome de João.
Tu ficarás alegre e feliz,
e muita gente se alegrará com o nascimento do menino,
porque ele vai ser grande diante do Senhor.
Não beberá vinho nem bebida fermentada
e, desde o ventre materno,
ficará repleto do Espírito Santo.
Ele reconduzirá muitos do povo de Israel
ao Senhor seu Deus.
E há de caminhar à frente deles,
com o espírito e o poder de Elias,
a fim de converter os corações dos pais aos filhos,
e os rebeldes à sabedoria dos justos,
preparando para o Senhor um povo bem disposto.'
Então Zacarias perguntou ao anjo:
'Como terei certeza disto?
Sou velho e minha mulher é de idade avançada.'
O anjo respondeu-lhe:
'Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus,
e fui enviado para dar-te esta boa notícia.
Eis que ficarás mudo e não poderás falar,
até ao dia em que essas coisas acontecerem,
porque tu não acreditaste nas minhas palavras,
que hão de se cumprir no tempo certo.'
O povo estava esperando Zacarias,
e admirava-se com a sua demora no Santuário.
Quando saiu, não podia falar-lhes.
E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário.
Zacarias falava com sinais e continuava mudo.
Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário,
Zacarias voltou para casa.
Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida,
e escondeu-se durante cinco meses.
Ela dizia: 'Eis o que o Senhor fez por mim,
nos dias em que ele se dignou
tirar-me da humilhação pública!'
Palavra da Salvação.

Refletindo

O que esse texto fala ao meu coração? Ler novamente, com calma, e estar aberto à ação do Espírito Santo. Como esse texto pode ser traduzido na minha vida? Elencar frases ou palavras chaves para ir recitando durante o dia.


2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? Medito em silêncio na presença de Deus.

No contexto do advento do Messias Jesus, despontam dois personagens, autênticos modelos de piedade: Zacarias e Isabel. Seus nomes estarão para sempre ligados ao Messias.
Zacarias, nome que significa Deus se lembra, era sacerdote do baixo-clero de Jerusalém. Sua profunda religiosidade tornava-o íntimo de Deus. Como os grandes personagens do passado, apesar de sua fidelidade, chegara a uma idade avançada sem ter gerado filhos que lhe garantissem a descendência. Péssima experiência, numa sociedade onde a prole era sinal de bênção divina. Ele, porém, recorreu incansavelmente a Deus, até que sua oração foi atendida, muito além do que esperava. O Senhor dar-lhe-ia um filho, cheio do "espírito e poder de Elias", cuja missão seria promover um grande processo de reconciliação, visando "preparar para o Senhor um povo perfeito". Essa promessa seria demasiadamente difícil de ser realizada, devido à idade muito avançada do casal. Foi preciso um sinal divino: a experiência de mudez de Zacarias, para provar a autenticidade da mensagem divina. Embora levantando objeções, este comportou-se como autêntico homem temente a Deus. Por isso, Deus lembrou-se dele.
Isabel, nome que significa Deus é plenitude, manteve viva a chama da esperança de gerar um filho, apesar da velhice e da esterilidade. Por isso, experimentou a bondade divina que se dignou livrá-la da ignomínia de não ser mãe.

Pe. Jaldemir Vitório, sj


3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente...

Com Salmo 70(71) e/ou outras orações 

Minha boca se encha de louvor,para que eu cante vossa glória. 
Sede uma rocha protetora para mim, *
um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo,+
o meu refúgio, proteção e segurança!*
Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.R.

Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, *
em vós confio desde a minha juventude!
Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, +
desde o seio maternal, o meu amparo.R.

Cantarei vossos portentos, ó Senhor, *
lembrarei vossa justiça sem igual!
Vós me ensinastes desde a minha juventude, *
e até hoje canto as vossas maravilhas.
 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
 
Minha boca se encha de louvor,para que eu cante a vossa glória.

E concluo, com a Oração do Dia:

Ó Deus, que revelastes ao mundo o esplendor da vossa glória pelo parto virginal de Maria, dai-nos venerar com fé pura e celebrar sempre com amor sincero o mistério tão profundo da encarnação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Como o Senhor me convida a agir aplicando concretamente em minha vida esta leitura que acabei de meditar?

Os anjos enviam boas notícias para o povo de Deus. Essas notícias se realizam à medida que encontram corações abertos, generosos e dispostos a colaborar com os planos do Senhor. Sou convidado a fazer o mesmo e até mais: dar boas notícias, mas também eu devo ser boa notícia para todos com os quais me encontro no dia a dia. Para Deus nada é impossível, Zacarias duvidou disso pois a sua fé não havia atingido ainda a altura e profundidade suficientes. O poder de Deus começa exatamente onde a fraqueza humana mostra os limites de suas possibilidades. "Felizes os que escutam profundamente, porque ouvirão a Deus! A nós parece incrível que Deus nos fale, entretanto Ele o faz ininterruptamente. Por que então não lhe ouvimos a voz? Simplesmente porque não estamos à escuta. A frequência de suas ondas é captada por quem pede e ouve em silêncio" (Suenens).

Elencar atitudes que eu possa realizar no dia de hoje e que me ajudem a colocar em prática a reflexão que realizei.

E rezo:

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.
São Paulo Apóstolo, rogai por nós.
De todo pecado, livrai-nos Senhor.

Bênção Final:

Maria, minha querida e terna Mãe,
colocai vossa mão sobre minha cabeça.
Guardai minha mente, coração e sentidos
para que eu não cometa o pecado.
Santificai meus pensamentos, sentimentos, palavras e ações,
para que eu possa agradar a vós
e ao vosso Jesus e meu Deus.
E assim, possa partilhar
da vossa felicidade no céu.
Jesus e Maria, dai-me vossa bênção:
+ em nome do Pai, do Filho
e do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITURA ORANTE: A perda é salvação

Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os que, nesta rede da...