FESTA DO BATISMO DO SENHOR

Leituras: Is 42,1-4.6-7
At 10,34-38
Sl 28
Lc 2,15-16.21-22

“Hoje nas águas do Rio Jordão, revelais o novo Batismo,
com sinais
admiráveis”.
(Prefacio da festa)




Esta é uma festa móvel, mas normalmente é celebrada no segundo domingo de janeiro. O Calendário Romano Geral de 1969, aprovado por Paulo VI, estabelece que a Festa do Batismo de Jesus seja celebrada no domingo imediato ao dia 06 de janeiro. Em 2010, esta festa litúrgica será no dia 10 de janeiro, encerrando o Ciclo do Natal e começando o Tempo Comum.


Terminando os festejos natalinos, nós celebramos o batismo que Jesus recebeu no Rio Jordão, ministrado por João Batista. Logo que Jesus saiu da água, ouviu-se uma voz do céu que dizia: “Tu és meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”. Para os judeus, o batismo era para a conversão de seus próprios pecados, mas Jesus não precisava de conversão, pois não tinha pecado. O real motivo de seu batismo é a solidariedade com todos os homens e mulheres que necessitam de perdão para seus pecados. Deus Pai acolhe o homem Jesus como seu Filho amado e demonstra todo seu afeto pela humanidade decaída e entregue à escravidão do pecado.


Assumindo sua missão de salvar a humanidade, Jesus é conduzido ao deserto, onde conhece o poder das tentações deste mundo. Com a força extraordinária de sua Palavra, Ele vence essas tentações e volta para andar pelas cidades e aldeias da Judéia e Galiléia anunciando a chegada do Reino de Deus.


A vida pública de Jesus Cristo nos ensina a grande lição do amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a nós mesmos. Antes, os fariseus faziam vários ritos de purificações e cumpriam muitos preceitos para ficarem sempre puros diante dos homens. Com Jesus, nós aprendemos que aquilo que realmente nos torna impuros, não é o que comemos, mas o que fazemos de mal para com o próximo. Por isso, precisamos nos purificar de nosso egoísmo, da injustiça, da opressão e, sobretudo, da indiferença diante do sofrimento alheio. Somente assim seremos puros diante de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura Orante: A perseverança que salva

Leitura Orante: o Reino de Deus está perto

Leitura Orante: Companheiros na missão