sábado, 6 de junho de 2009

Noite escura, solidão, alma leve...

Tenho passado por tantas situações em minha vida! Muitas situações consideradas boas, outras nem tanto, mas todas elas me são caras e preciosas. São as oportunidades que a vida me oferece para que eu possa aprender coisas novas. Sou grato sim, pois é aquilo que aprendi enquanto seminarista franciscano: tudo é graça, em tudo tenho a oportunidade de me fazer uma pessoa melhor.
Mesmo com tantos problemas, nenhum dia me é triste e escuro. Tenho passado sim por várias noites escuras - e que noites escuras!!! rs Mas não julgo serem esses momentos tristes ou desoladores ou infelizes. Não é muito fácil viver tudo isso, mas com a graça de Deus vamos levando em frente, é Ele que me dá a força que preciso para seguir em frente. Sem a força Dele, nada posso. Sou feliz por poder viver essas noites de escuridão. Nem são tantas, mas elas existem e exigem perseverança.
Importantes são também os momentos de deserto. Feliz é o homem que se tranca em seu quarto, aproveita seus momentos de solidão, aquele que dá espaço para que a solidão se apresente em sua casa. É no deserto que nós somos nós mesmos, é o famoso tu a tu, é meu interior a falar mais forte. A solidão é necessária para não deixar a alma sufocada em razão das tantas máscaras que usamos quando estamos com os outros. Não creio que estejamos mascarados sempre que nos deparamos com o outro, mas elas estão aí e sempre que temos a oportunidade, acabamos por fazer uso delas. Esvaziar-se é preciso e importante. "Deletar" de nosso interior tudo o que nos impede de sermos nós mesmos.
Chega! Já falei muita baboseira por hoje! rs
Mas precisava desabafar.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITURA ORANTE: A perda é salvação

Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os que, nesta rede da...